Eletrosul
16/04/2015

Neste último dia 23 de março, Florianópolis completou 289 anos e alguns trabalhadores ganharam um presente indigesto. O sobreaviso deste final de semana teve o feriado comido pela Diretoria de Operação. É de praxe, por orientação do DGP, que feriados municipais são incluídos no sobreaviso quando as pessoas daquela localidade são atingidas pelo referido feriado. Assim ocorreu com quem ficou de sobreaviso no feriado de aniversário de Florianópolis em 2012, quando o feriado ocorreu numa sexta-feira.

Os departamentos da Diretoria Administrativa (DGP, DGI, DGS) estão seguindo corretamente as orientações do DGP, com relação ao sobreaviso,  incluindo o dia do feriado. O estranho é que para os convocados subordinados aos departamentos da Diretoria de Operação (DOS, DTL, DMO, DEM) tiveram o sobreaviso apenas até o dia 23 de março às 08:00 horas. Obviamente quem ficou de sobreaviso no período de 20 a 23/3/2015 pela manhã, não pode usufruir completamente do feriado que foi emendado com o final de semana, pois não pôde marcar uma viagem ou agendar algum compromisso mais longo. Aparentemente deduzimos que a diretoria contou com esta situação, ou seja, se precisasse dos funcionários, bastaria chamá-los que estariam disponíveis, sem receber o valor justo por esta disponibilidade. Mais uma vez o trabalhador pagou a conta da redução de gastos na rubrica Pessoal do PMSO.

Como era de se esperar, houve por parte da Eletrosul a necessidade de acionar o sobreaviso do final de semana na segunda feira dia 23/03/2015. É um procedimento que não está correto, esperamos que a empresa unifique a prática pela orientação do DGP para que no futuro essa prática injusta não venha a ocorrer novamente.


Escrito por Cristina - Sinergia