Eleição para Diretoria Comercial da Celesc é aprovada no Conselho de Administração
03/03/2016

Novamente os trabalhadores da Celesc terão oportunidade de escolher um companheiro de empresa para ocupar o cargo de Diretor Comercial. Garantida pela Lei 13.570, a mesma que regula a estrutura administrativa da Celesc, a eleição sempre foi alvo de críticas e ataques. Acionistas minoritários sempre foram ferrenhos opositores do pleito, tentando por diversas vezes retirar o direito conquistado pelos trabalhadores durante o processo de desverticalização das empresas de energia.
Com a renovação do Acordo de Acionistas anexo à Lei 13.570 no final de 2015, faltava apenas a aprovação das regras da eleição pelo Conselho de Administração. Com o mandato do atual Diretor no fim, era necessário rapidez no processo. A primeira reunião do Conselho de 2016 trouxe frustração aos trabalhadores, uma vez que o assunto não foi incluído na pauta, acendendo o sinal de alerta para os sindicatos da Intercel: será que, novamente, os trabalhadores teriam que se mobilizar para que seu direito fosse respeitado? Na edição 1301 do Linha Viva a Intercel cobrou a Diretoria que fizesse seu papel e enviasse ao Conselho as regras para aprovação. E a cobrança surtiu efeito.
Segundo informações publicadas no Boletim do Conselheiro nº 25, as regras foram aprovadas e o processo ocorrerá durante os meses de março e abril. Entretanto, o debate no Conselho novamente deu mostras de que os minoritários permanecem buscando acabar com a eleição. Os representantes da Angra manifestaram-se contrários ao pleito e somente não registraram voto na ATA da reunião por que a Constituição
do Estado de Santa Catarina, em seu artigo 14, também garante a oportunidade dos trabalhadores de elegerem um diretor da empresa.
Mesmo assim, os minoritários se abstiveram na votação, deixando claro sua posição contrária ao direito dos trabalhadores. Com a eleição se aproximando, devemos ficar atentos, pois o candidato que for eleito terá que ser referendado no Conselho e poderemos ter novos problemas
com os minoritários. Afinal de contas, quem tentou barrar a eleição pode tentar barrar também o Diretor eleito.

Tenha acesso ao calendário da eleição no Linha Viva 1303.

Fonte: Linha Viva 1303